Madeiramento para telhado: 6 tipos de madeira para uma estrutura perfeita

O madeiramento para telhado é uma etapa importante de um projeto de construção. Além de garantir um acabamento estético bonito e funcional, o madeiramento tem como principal função suportar toda a carga da telha escolhida.

Ao selecionar o material para a construção do seu telhado, os fatores mais importantes a considerar são o custo, a durabilidade e a sustentabilidade do material escolhido. A madeira contempla todos esses pontos – é um material de construção versátil e renovável, que oferece a um projeto uma capacidade de carga eficiente, com isolamento térmico e acústico, além de resistência à umidade, o que lhe garante uma longa vida útil.

A escolha do um material adequado para a estrutura do telhado é um ponto de atenção no projeto, já que um erro nessa fase pode comprometer a durabilidade e a eficiência de toda a cobertura.

Está na dúvida sobre qual madeira escolher para o seu projeto de construção? Conheça seis opções que podem ser perfeitas para o seu telhado:

Madeiras utilizadas em madeiramento para telhado

1. Garapeira

A Garapeira é uma madeira de alta densidade, o que a torna muito resistente ao ataque de insetos. No entanto, esse material para cobertura pode apodrecer rápido e por isso recomenda-se que seja pintado, encerado ou envernizado, o que permitirá que o seu telhado exiba um visual de beleza natural.

Além disso, essa madeira pode ser esculpida, cortada, colada ou pregada com muita facilidade, o que a torna a opção ideal para estruturas aparentes, como é o caso de coberturas para varandas ou quiosques.

Quando se trata de eficiência energética, a madeira é um isolante natural – uma cobertura de garapeira é duas vezes mais eficiente que uma cobertura de aço ou de ferro, por exemplo. E por ser 100% natural, essa madeira é uma dos materiais de cobertura mais sustentáveis do mercado.

2. Eucalipto

Muito usado na fabricação de papel, o Eucalipto fornece uma aparência aconchegante, elegante e até mesmo sofisticada, para projetos arquitetônicos. A economia é o principal motivo que leva muitas pessoas a escolherem essa madeira para a construção de um telhado – ela é muito barata.

Esse material de construção sustentável exige bastante cuidado, pois pode rachar com certa facilidade ou ser atacado por cupins. Outras opções de madeiramento para telhado que exigem os mesmos cuidados são a Peroba Rosa e a Itaúba.

3. Sucupira

Alguns itens, como o aço e outros materiais inorgânicos usados na construção de um telhado expandem-se quando aquecidos, o que pode enfraquecer e colapsar a estrutura. A Sucupira reage de maneira quase oposta a isso – quando aquecida (não excessivamente a uma temperatura combustível, é claro), essa madeira seca e se torna ainda mais resistente.

Essa madeira nobre é fácil de ser trabalhada e, assim como as demais opções de madeiramento para telhado, é sustentável, renovável e ambientalmente amigável.

Você sabia que estruturas de Sucupira absorvem e armazenam CO2 atmosférico? Mesmo levando-se em conta o transporte, essa cobertura é neutra quanto a emissão de carbono.

4. Parajú ou Maçaranduba

A Parajú, também chamada de Maçaranduba, é uma das opções de madeiramento para telhado mais utilizadas devido a sua alta resistência ao impacto, em razão de sua dureza. Além disso, essa madeira está disponível a um preço bastante acessível. Devido à sua impenetrabilidade, no entanto, a Parajú é difícil de trabalhar.

Embora alguns tipos de madeira absorvam muita umidade, existem algumas variedades como a Parajú que são altamente resistentes à água, o que torna esse material uma boa opção de madeiramento para telhado em cidades de climas muito úmidos e chuvosos.

5. Angelim

O Angelim é uma madeira muito usada para a fabricação de portas, janelas e outras estruturas de um projeto de construção como assoalhos e pisos. É muito leve e resistente.

Quando se trata de viabilidade, poucos materiais de construção podem superar uma estrutura de Angelim. Essa madeira pode ser talhada em formas bonitas e criativas, o que permite que uma estrutura de telhado exiba desenhos quase mágicos – a precisão e o acabamento que podem ser alcançados ajudam a transformar um design comum em algo extraordinário. Além disso, o Angelim é bastante fácil de manter e reparar, por isso, se algo der errado, o conserto não trará grandes danos nem onerará a obra.

6. Guarajá

Uma das muitas razões pelas quais as estruturas de madeira ainda são usadas, apesar dos enormes avanços em excelência no campo da engenharia, é devido a sua durabilidade.

A Guarajá é durável, resistente e apresenta muita flexibilidade, o que significa que a estrutura do seu telhado poderá se dobrar um pouco, uma propriedade que uma estrutura de concreto, por exemplo, não possui. Portanto, se as fundações da sua casa cederem levemente, o madeiramento para telhado de Guarajá poderá se flexionar e se mover com a mudança, em vez de trincar ou rachar, causando infiltrações que poderão danificar toda a estrutura.

Além de aspectos funcionais, o madeiramento para telhado deve observar critérios como a procedência da madeira escolhida.  A madeira certificada é a garantia de que o material usado para a construção da cobertura da sua casa foi retirado da floresta sob a forma de manejo sustentável.  Também garante que a extração da madeira não agrediu o meio ambiente e nem afetou o ecossistema que depende desses recursos naturais para sobreviver. Todos esses aspectos, garantem a sustentabilidade do projeto.

A madeira é um material natural e renovável, que quando produzido localmente, exige necessidades mínimas de transporte. Os subprodutos da produção são usados para gerar energia, e o processo de produção gera um desperdício mínimo. O material armazena dióxido de carbono ao longo de sua vida útil e, após esse período, pode ser usado como biocombustível para substituir os combustíveis fósseis. Uma ótima opção para a estrutura do seu telhado, não é mesmo?

Fonte: coberturasleves.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?