A engenharia é algo que intriga a qualquer ser humano.
Se trata de aplicação de conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de construir, desenvolver e inventar. A engenharia está presente em quase tudo ao nosso redor. É uma profissão que exige muito estudo e aperfeiçoamento para que qualquer criação seja executada.
Dentre tantas engenharias, algumas que somos impactados no dia a dia são: a civil, elétrica, mecânica, ambiental, de produção, alimentar, controle e automação, química, de software entre muitas outras.
Todas as nossas necessidades básicas passam por alguma engenharia. Da casa a comida, a roupa passada. Do toque no celular para solicitar transporte, comida, informação, tá ali a engenharia. Se parar por um momento e refletirmos um pouco, dá pra ficar em choque ao entender o poder da engenharia em nossas vidas.
O bizarro é que mais de 80% das profissões que existirão em 2030 sequer foram criadas, segundo estudo realizado pela Dell Technologies e conduzido pelo Institute for the Future. Certamente surgirão muitas novas engenharias para facilitar e nos proporcionar mais conforto no dia a dia.
A Engenharia Civil
Mas hoje vamos falar de uma das principais engenharias, a civil. Sem a evolução do conhecimento da engenharia civil, não teríamos onde morar, ruas para transitar, espaços para divertir, igreja pra rezar, pontes para atravessar, indústrias para nos alimentar, geração e fornecimento de energia e água. Estaríamos de fato no escuro sem todo esse desenvolvimento.
A infraestrutura de uma cidade, país, uma comunidade, passa pelo planejamento, projeto, construção e estão diretamente ligados ao desenvolvimento da sociedade e seu bem estar.
A importância do profissional de engenharia civil é fundamental para a evolução e sobrevivência do ser humano.
Parece exagero, né? Mas não é!
A Civil
Engenharia deriva do latim ingenius (in, “dentro”; genius “divindade que preside em cada um”), já a palavra civil está ligada a “cidadão”. Com isso, engenharia civil nada mais é do que a aplicação de métodos científicos ou empíricos a utilização dos recursos da natureza em benefício do ser humano.
A formação de um engenheiro civil é fortemente ligada às ciências exatas.
Mas não basta apenas ter aptidão para às ciências exatas para ser um bom profissional. É preciso outras habilidades fundamentais para saber lidar com tantos processos. Autoconhecimento, comunicação, raciocínio lógico, ética e inteligência emocional são alguns dos atributos necessários para lidar com tantas variáveis que surgem ao longo de um projeto.
É importante ressaltar mais uma vez a influência que as obras da engenharia tem em todos os segmentos da sociedade e sua evolução.
Engenharia da antiguidade
Se pensarmos nas construções da antiguidade, conseguimos encontrar estruturas em pé de quase 5.000 anos a.C. Em sua grande maioria eram feitas como abrigo, templos religiosos ou tumbas.
Das construções que mais intrigam a humanidade estão as Pirâmides do Egito, construídas há 4.000 anos e são absolutamente fantásticas. Os estudos nos mostram que os egípcios utilizaram todas as práticas e habilidades de engenheiros para erguer essas estruturas com quase 150 m de altura.
Cerca de 100.000 homens trabalharam na construção das pirâmides que durou entre 20 e 30 anos. Os enormes blocos que foram usados para montar as pirâmides, pesavam cerca de 3 toneladas. Eram transportados através de rampas no entorno da estrutura com trenós, a terra era molhada para este incrível meio de transporte deslizasse mais facilmente.
Esse projeto seria digno de prêmio!
E sim, tudo a 4.000 anos, sem energia, sem tecnologia, sem a roda, simplesmente espetacular.
Além dessa maravilha da engenharia, temos também o Hipogeu de Malta, templo pré-histórico subterrâneo escavado a 10 metros abaixo do solo, construído em 3.600 a.C. Inicialmente era um santuário e com o passar dos anos transformou-se num grande cemitério.
Outra impressionante construção é Angok Wat no Camboja, um templo construído no século VI. A princípio foi um templo hindu, transformando-se depois num templo budista. Construído pelo império Kmer, é o templo religioso mais antigo do mundo e impressiona pela beleza e riqueza de detalhes esculpido por todas as paredes do complexo.
A evolução da Engenharia
Toda essa história do passado só nos mostra como o ser humano é fantástico e capaz de coisas inacreditáveis. A tecnologia da época foi suficiente para erguer grandes monumentos para a humanidade e nos dão uma grande lição até hoje.
A responsabilidade de um profissional da engenharia é muito grande e por isso devemos respeitar muito essa profissão.
Hoje nossos engenheiros contam com a mais alta tecnologia que auxiliam em todas as etapas de uma obra desde a ideia, planejamento, execução e manutenção.
Novos tipos de materiais, drones, aplicativos e softwares dão suporte para o desenvolvimento de uma obra mais segura e sustentável.
Mas nem por isso erros graves e colapsos de estruturas deixam de aparecer nos noticiários. Isso porque, infelizmente ainda existem empresas e profissionais que não entendem a responsabilidade de um erro de cálculo, um coeficiente incorreto, verificação e validação de todos os dados para a execução.
O âmbito da engenharia civil é bem amplo, temos a geotecnia, hidrotecnia, transportes, sistemas estruturais, e muito mais que engloba esse mundo tão rico e importante para a sociedade.
A engenharia civil está em todos os lugares, existem muitas possibilidades de trabalho nesse segmento. A tecnologia vem amplificando ainda mais as possibilidades nesse setor, gerando novos modelos de negócios e startups dedicadas ao segmento.
O mundo da engenharia está mudando, nunca deixe de se capacitar e atualizar.
Afinal, contamos com vocês engenheiros para um mundo melhor!
Fonte: arcos.eng.br