Muitas pessoas se perguntam quando planejam a construção da sua residência, se deve contratar um arquiteto primeiramente ou procurar um engenheiro civil e assim começar uma construção. Ambas as profissões lidam com construções civis e projetos, porém cada uma delas possui habilidades especificas. Vale lembrar que atualmente as duas profissões são associadas a conselhos diferentes, no caso dos arquitetos é o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), e os engenheiros civis associados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), mostrando cada vez mais as singularidades de cada profissão.
O arquiteto é responsável pela concepção do seu imóvel, quando você escolhe um terreno, ele possui as características de desnível, posição geográfica, além das construções vizinhas. Essas são algumas das primeiras características que o profissional da arquitetura irá analisar, para posteriormente começar uma construção.
Como cada cliente é único, o arquiteto faz entrevistas com ele, assim ele busca os anseios que o proprietário busca no imóvel, suas necessidades presentes e também no futuro. Com essas informações o arquiteto tem em sua formação a responsabilidade de fazer um projeto para o imóvel que atenda todos os quesitos anteriores, fazendo o imóvel um local funcional. O profissional será o responsável por localizar cada cômodo com a intenção de aproveitar o terreno, os ventos, e a iluminação do local. Também a locomoção interna do imóvel o arquiteto tem como responsabilidade deixar o mais simples e coerente possível, junto aos locais das janelas pensando na iluminação e privacidade do usuário do imóvel.
Enquanto o engenheiro civil está apto para a parte de cálculo estrutural do imóvel, e assim começar uma construção, ele será responsável por todas as etapas de execução da construção. Logo no início do projeto ele fará a sondagem no terreno, para assim especificar e calcular a fundação coerente com o projeto entregue pelo arquiteto. Esse profissional também tem a função de fazer com que o projeto idealizado pelo arquiteto, fazendo o cálculo de pilares, vigas, lajes e todos as partes da construção do imóvel, sendo o responsável direto por quaisquer problemas estruturais que venham ocorrer.
O engenheiro civil também pode fazer a planta da sua obra, antes de começar uma construção, porém ele não possui o conhecimento de um arquiteto para que aproveite da melhor forma o terreno, traga uma residência funcional e também que explore os anseios do cliente.
Além do engenheiro civil, podem existir outros engenheiros na construção do seu imóvel, como o engenheiro eletricista que será responsável pelo projeto elétrico da residência e sua instalação, logo que os engenheiros civis podem apenas assinar projetos com um limite de demanda.
Com essa dica vemos que os dois profissionais são necessários para que uma obra seja feita, porém para começar uma construção o primeiro profissional que deve procurar é o arquiteto, e com a planta desse profissional, você deve procurar um engenheiro para realizar os cálculos da estrutura.
Fonte: www.suaobra.com.br
E aí, gostou da dica? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar de olho em mais novidades para você. Até a próxima!