Veja alguns vídeos que mostra informações importantes sobre a construção de muros para uma casa um prédio. Veja algumas dicas úteis para pedreiros de proprietários.
Os muros são parte da cultura construtiva no Brasil. Em outros países como os Estados Unidos, Canadá e países escandinavos, por exemplo a ideia de construir um muro em volta de casa parede um pouco absurda para a maioria das pessoas que preferem a liberdade de construir suas belas casas sem nenhum tipo de demarcação ou proteção em volta. Em muitos casos os muros que existem servem mais para decoração do que qualquer outra coisa.
Mas por aqui a ideia é outra e o muro é parte integrante de quase a totalidade de nossas casas. Há basicamente dois tipos de muros, um deles é o que nós poderíamos chamar de muro comum ou de demarcação de um terreno qualquer, o outro tipo é chamado de muro de arrimo que é usado em terreno com desnível a fim de criar uma sustentação para o futuro nivelamento do terreno.
Como fazer um muro?
Abaixo você verá alguns vídeos mostrando o projeto e a construção tanto do muro comum como de arrimo ou sustentação, como foi explicado no item anterior.
Muro de arrimo
Este vídeo é de um projeto de um muro de arrimo, que explica como deve ser usado os tijolos no muro, inclusive para escoamento da água, a construção das vigas e o uso do ferro de maneira adequada. Mostra também o tempo necessário após a construção do muro para a colocação da terra.
Tipos de muro e processo de construção
Este vídeo está com o áudio em espanhol e foi produzido pela Universidade de Los Andes e mostra os tipos de muros, os materiais usados e o processo passo a passo para a construção de um muro. Bem interessante, por sinal.
Perguntas e respostas
Para que serve um muro de arrimo?
Este tipo de construção é usado quando um terreno apresenta uma topografia muito irregular, com desníveis acentuados para o fundo do terreno. Neste caso é necessário fazer um aterramento para deixá-lo nivelado e pronto para a construção. Aterrar um terreno requer uma base de sustentação e é ai que entra o muro de arrimo. Ele é construído com materiais e com métodos construtivos que permitem que ele seja forte o bastante para não desmoronar com a terra que será colocada ali, bem como com a sua compactação.
Qual a diferença entre muro de arrimo e o comum?
O de arrimo foi explicado acima e o comum é usado apenas para separar um terreno do outro ou para delimitar as dimensões de um lote. Normalmente ele tem apenas a função de separação e decoração, enquanto que o de arrimo é feito para aguentar carga de terra.
Como fazer um muro comum?
Existem situações em que a sequência abaixo pode ser diferente, mas de maneira geral as etapas são as seguintes:
- Furar brocas om distâncias médias umas das outras.
- Cavar uma valeta no local onde o muro será construído ligando as valetas aos furos das brocas.
- Socar bem o fundo valeta
- Colocar uma estrutura de ferro dentro dos buracos das brocas. A quantidade de ferros irá depender do tipo de muro e da resistência que você quer dar a ele, mas três ou quatro barras de ferro são o suficiente.
- Criar uma mesma estrutura de ferro e colocar deitada dentro da valeta.
- Preencher o buraco das brocas com concreto
- Preencher as valetas com concreto.
- Depois que secar, erguer a parede do muro com bloco cerâmico e argamassa.
- Depois que as paredes estiverem levantadas preencher as laterais dos buracos das brocas e preencher de concreto, formando assim as colunas que darão sustentação ao muro.
- Depois que estiver seco, chapiscar o muro
- Depois aplicar o reboco.
Se o muro for feito com bloco estrutural ou de concreto, o processo é um pouco diferente e mais simples.