Hoje 09 de abril é comemorado o Dia Nacional do Aço, como uma forma de homenagear um dos materiais mais importantes no desenvolvimento da sociedade contemporânea.
A origem da data
A data comemorativa do Dia do Aço surgiu no Brasil como uma forma de homenagear a criação da maior siderúrgica de toda a América Latina e estar entre as maiores do mundo, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), no dia 09 de abril de 1941, por meio do decreto de lei nº 3.002/1941, que o então presidente Getúlio Vargas sancionou.
A importância do Aço
O aço é fundamental mesmo em setores que não usam essa liga metálica como a sua matéria-prima, uma vez que a maioria das máquinas usadas na fabricação e produção de quase todos os produtos é fabricada em aço carbono. Esse material é feito, basicamente, de ferro e carbono, e é usado em todos os trabalhos de construção civil, principalmente.
Hoje em dia, o Brasil ocupa a 8º posição no ranking mundial dos maiores produtores de aço bruto. Ele produz cerca de 3% do material que existe no mundo inteiro.
O aço está presente em vários setores da economia. Ainda que a sua aplicação principal seja na construção civil, ele também é amplamente usado na fabricação de máquinas, veículos, equipamentos e até utilidade doméstica. Está presente até nas latinhas de conserva de alimentos, por exemplo.
O aço é um material muito versátil, que pode ser transformado em vários outros materiais. Além do mais, ele tem a enorme vantagem de ser 100% reciclável, podendo ser reaproveitado e transformado em outros produtos.
Um ponto muito positivo é que o processo produtivo do aço está se tornando cada vez mais sustentável, pois várias usinas siderúrgicas estão preocupadas com o meio ambiente e buscando alternativas mais sustentáveis, através da aplicação de tecnologias limpas e do apoio a projetos sociais no país.
Fonte: Calendário Online