Por mais relevante que o papel do setor construtivo seja, diversos empreendedores ainda veem seus ganhos comprometidos por causa de problemas no orçamento para construção. E eles são gerados, principalmente, pela ineficiência no acompanhamento e gestão de obras.
É importante lembrar que um dos fatores que mais comprometem a rentabilidade de obras são os atrasos durante a execução, que podem diminuir o Valor Geral de Vendas, além de desperdícios e retrabalhos.
A seguir, descubra como vencer essa e outras questões, mantendo o seu orçamento para construção sempre alinhado às expectativas do projeto!
1. Estabeleça um planejamento completo para o orçamento da construção
Antes de qualquer outra questão, as fases de um orçamento de obras bem-sucedido devem ser previstas por meio de um planejamento completo.
A ocorrência de imprevistos é comum no segmento da construção civil, dada a dependência de fornecedores de insumos, maquinários e mão-de-obra terceirizada; além de questões como tempo e logística.
Ao organizar cada etapa, a construtora tem maior facilidade para adquirir os equipamentos, materiais e trabalhadores de acordo com suas necessidades. Evitando custos excessivos ou não previstos no orçamento para construção.
Confira alguns pontos fundamentais que devem ser contemplados no seu planejamento:
- Custo total de locação de equipamentos;
- Valores e períodos para rotinas de manutenção;
- Tendências gerais de custos;
- Fatores que possam gerar atrasos;
- Comparativos sazonais de gastos;
- Orçamento total e possíveis variações;
- Linha do tempo de execução;
- Registro e análise em graus de detalhamento.
Conciliando esses aspectos, é possível obter um cronograma completo da obra, abordando desde as fases gerais até os serviços específicos.
Não se esqueça de considerar absolutamente tudo o que influencia no planejamento, seja sazonal, relacionado ao mercado ou aos riscos de execução.
Ao desenvolver um planejamento, utilizando uma metodologia como a PERT/CPM para gestão de projetos de construção, por exemplo, você poderá coordenar as suas atividades com acesso a representações de previsão para trabalhos específicos. Além de prazos e gastos a serem executados durante as fases da obra.
2. Integre as operações financeiras do canteiro de obras ao seu escritório
É importante que, no cronograma, seja especificado pelos gestores de caixa o valor exato a ser gasto e em que momento aquele recurso será aplicado.
Isso se mostra útil à construtora tanto no compliance, que é fundamental para as empresas cultivarem a transparência, quanto para evitar gastos desnecessários – como empréstimos em bancos -, fatores que podem elevar o custo final da obra.
Para que o orçamento para construção tenha êxito ao prever todos os aspectos financeiros na administração de uma obra, é de extrema importância que a comunicação do escritório seja integrada à gestão do canteiro.
Esse tipo de cuidado faz com que todo o desenrolar do planejamento ocorra em tempo real, sem que prazos ou recursos sejam desperdiçados.
Cada informação obtida – ou até relatório gerado – em meio à obra deve ser compartilhada imediatamente com o setor responsável e os profissionais devidamente encarregados para a tomada de decisões.
Nesse quesito, a melhor opção é vincular os dados do fluxo financeiro com o que, de fato, está sendo executado no canteiro de obras.
Ao comparar simultaneamente a realidade orçamentária com a evolução da edificação, será mais prático, eficiente e intuitivo adotar meios que equilibrem o orçamento para construção.
3. Realize uma análise de riscos
Prevenir-se contra os possíveis riscos e intempéries ao orçamento de obras é uma atitude que vai além dos cuidados com a aquisição de seguros ou a manutenção preventiva nas obras.
Antes de fechar o contrato, é necessário pensar de forma cuidadosa sobre os impactos que se originam de eventuais atrasos, sejam eles de responsabilidade interna ou externa.
Sendo assim, contornar problemas gerados por inadimplências, prever aditivos contratuais e até estabelecer um plano para a gestão de crises são atitudes que fazem toda a diferença ao assegurar a rentabilidade necessária em um orçamento para construção.
Os benefícios da mensuração de custos para a tomada de decisão na obra são nítidos sob o ponto de vista do planejamento. No entanto, é preciso ter em mente que nem esse tipo de cuidado garante tranquilidade, caso eventuais riscos não sejam detectados ainda no início.
4. Acompanhe e registre cada detalhe da execução
Além dos gastos, assegure-se de que o seu cronograma também demonstra uma linha do tempo, contendo todas as etapas envolvidas na obra. A fim de que os gestores verifiquem rapidamente quais processos continuam em operação ou já foram concluídos.
Caso uma equipe esteja atrasada em relação às demais, é possível dar prioridade à esta e definir um foco, minimizando o retrabalho e preservando o orçamento para construção.
Uma técnica bastante usada no acompanhamento financeiro é a análise do valor agregado, que gera resultados exatos com base em dados reais de custo e tempo. Dessa forma, a equipe de gestores pode avaliar a situação atual do projeto, concluindo se o mesmo gasta mais recursos para que haja o adiantamento da obra ou a realização de uma tarefa.
Além disso, o engenheiro deve acompanhar a obra constantemente. Fazendo visitas a fim de avaliar metas de serviços, gerar relatórios e medir os custos previstos no orçamento de construção.
5. Utilize a tecnologia no gerenciamento de obras
As soluções tecnológicas, cada vez mais em crescimento e aceitação pelo setor da construção, possibilitam diversas vantagens em praticamente todas as etapas de uma obra.
Por isso, na hora de manter o orçamento da construção em dia e até reduzir custos, uma dica valiosa é utilizar softwares especializados no gerenciamento de obras.
Como vimos antes, acompanhar a execução em todas as etapas ajuda a manter os custos dentro do orçamento. Mas essa pode ser uma tarefa trabalhosa, improdutiva e até ineficiente quando feito de maneira manual e tradicional. Isso porque os profissionais responsáveis pelo gerenciamento não conseguem estar em todos os locais ao mesmo tempo, além de perderem informações valiosas sem um meio organizado de registrá-las.
O que pode acontecer, também, é uma sobrecarga em um único profissional, ou o alocamento de várias pessoas para acompanhar cada setor e etapa de uma obra. Isso pode gerar um efeito contrário ao desejado, aumentando os custos, já que são mais trabalhadores que precisam ser pagos.
Gostou do conteúdo de hoje? Nos acompanhe aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil.