A engenharia civil é uma das profissões mais antigas do mundo. Profissionais da área podem trabalhar em diferentes tipos de construção, como edifícios, pontes, rodovias, barragens e, até mesmo, montanhas-russas e paredões no mar.
Algumas pessoas ficam impressionadas com as maravilhas construídas e com a gama de complexidade dos empreendimentos, que costumam abordar aspectos sociais, econômicos e ambientais, além da questão técnica de engenharia.
Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e conheça 3 curiosidades da engenharia civil que você nunca imaginou. Vamos lá?
1. Como a engenharia civil surgiu?
Em meados do século XVIII, não havia diferença entre o engenheiro civil e o arquiteto. Em diversas vezes, as duas expressões foram utilizadas para se referir a uma mesma pessoa. Entretanto, no mesmo século, o termo “Engenharia Civil” passou a ser utilizado.
Inicialmente, ele visava diferenciar trabalhos de engenharia executados sem fins militares. Em outras palavras, trabalhos de engenharia realizados por civis. O primeiro engenheiro civil do mundo foi John Smeaton, que construiu o farol de Eddystone.
2. Quais os feitos mais curiosos do setor?
Algumas obras se destacam, quando analisamos as principais construções realizadas desde o início de nossa existência. Obviamente, há as mais famosas, como as pirâmides do Egito, os arranha-céus, pontes imensas (tanto em altura, quanto em comprimento), dentre outras obras.
Entretanto, existem alguns feitos curiosos. Você sabia, por exemplo, que um prédio de seis mil toneladas (isso mesmo, seis mil toneladas) foi arrastado por 60 metros na Suíça? Parece impossível, não é mesmo?
A movimentação levou um ano para ser executada e necessitou de duas prensas hidráulicas, quinhentos rolos e seis seções de linha férrea. O prédio tem 2.300 m² de área, com 80 metros de altura e 12 metros de comprimento. O custo dessa operação? Cerca de US$ 12,7 milhões.
Existem outras curiosidades do setor que merecem destaque. Veja:
- A rua mais longa do mundo se localiza em Toronto. A Yonge Street tem nada mais, nada menos que 86 km de comprimento;
- A ponte pênsil com o maior vão central do mundo é a Akashi-Kaikyo Bridge: 1.991 metros;
- O Empire State Building foi construído em apenas 410 dias, entre 1930 e 1931. Após o atentado de 11 de setembro, o edifício voltou a ser o mais alto de Nova York até 2014 com a inauguração do One World Trade Center. O mais alto do mundo é o Burj Khalifa;
- A Hoover Dam é a barragem mais alta do mundo e responsável por um dos maiores lagos artificiais dos Estados Unidos. A altura da barragem está na casa dos 220 metros.
3. Quais os principais mitos e verdades?
Assim como qualquer outra área de atuação, a engenharia civil também tem alguns mitos e verdades. O senso comum, muitas vezes, é responsável por fazer as pessoas se equivocarem. Veja, a seguir, algumas situações.
Quanto mais grossa a parede, maior a sua resistência — MITO
A espessura da parede não tem nenhuma relação com sua resistência, que é definida pelos materiais utilizados, pela altura da parede e por sua estrutura, dentre outros fatores.
Algumas paredes não podem ser derrubadas — VERDADE
Em construções que utilizam o sistema de alvenaria estrutural e em construções antigas, é possível encontrar algumas paredes que não podem ser derrubadas. Esse tipo de situação ocorre por conta de essas paredes serem utilizadas para a sustentação da laje. Caso você queira realizar uma reforma, a melhor alternativa é contratar um engenheiro para avaliar a estrutura antes do início da obra.
Quem tem um bom mestre de obras não precisa de um engenheiro — MITO
A contratação de um engenheiro não deve ser vista como custo, mas sim como um grande investimento. Ele será responsável por garantir que a obra seja executada da melhor maneira possível, reduzindo custos e evitando desperdícios. Além disso, o engenheiro tem conhecimento técnico para a realização de algumas definições importantes, como o caso mostrado no tópico anterior.
A engenharia civil é uma das áreas mais fantásticas do mundo. Buscamos evidenciar algumas curiosidades desse setor. Esperamos que a leitura tenha sido proveitosa e surpreendente.
Fonte: arcos.eng.br