10 construções que desafiam as leis da física

Esqueça a arquitetura tradicional com a estrutura das construções na vertical. Alguns arquitetos são capazes de criar construções que desafiam as leis da física. Estruturas inclinadas, de ponta-cabeça ou que parecem flutuar nas águas são apenas alguns exemplos do que é possível.

Só para exemplificar, reunimos alguns projetos inacreditáveis e diferentes de tudo que você já viu! Eles parecem impossíveis de existir, ultrapassam os limites da gravidade e, ainda assim, são surpreendentemente bonitos.

Construções que desafiam as leis da física

1. A Casa Dançante

Primeiramente, o edifício localizado em Praga, na República Tcheca, chama a atenção de todos que passam pelo local. A inclinação e as curvas da Casa Dançante fazem jus ao seu nome e, realmente, parece que a construção está dançando em meio aos outros prédios da cidade.

O projeto foi criado pelo arquiteto Vlado Miluni. O profissional se inspirou nos famosos dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers para fazer a estrutura.

2. Centro Lou Ruvo de Saúde Cerebral

O segundo prédio da nossa lista de construções que desafiam as leis da física é uma clínica de pesquisas e tratamento em saúde mental. As paredes ondulantes parecem que vão desmoronar a qualquer momento. O efeito não é por acaso, visto que a intenção era representar a complexidade do cérebro humano.

O Lou Ruvo Center fica localizado em Las Vegas, nos Estados Unidos. A construção foi projetada por Frank Gehry, um grande arquiteto renomado mundialmente.

3. WoZoCo

O que poderia ser apenas mais um edifício residencial comum ganha destaque na cidade de Amsterdã, capital da Holanda. Isso porque os apartamentos WoZoCo possuem uma forma inusitada, onde treze unidades são projetadas para fora do edifício. Desse modo, ao olhar para o prédio, temos a sensação de que os apartamentos estão flutuando nas alturas!

4. O mundo de cabeça para baixo

Imagine uma casa – literalmente – de cabeça para baixo. Pois essa é a ideia da construção intitulada “O mundo está de cabeça para baixo”, localizada na Alemanha. Como se não bastasse o exterior invertido, a parte interna também está toda de cabeça para baixo, inclusive os móveis e objetos de decoração.

5. Museu do amanhã

O museu mais visitado do Brasil também é uma das construções que desafiam as leis da física. O Museu do Amanhã foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que se inspirou nas bromélias do Jardim Botânico para a criação do museu.

A ideia era fazer com que o museu se integrasse à paisagem ao redor. Ao mesmo tempo, o arquiteto buscou criar um efeito de ilusão de ótica, dando a ideia de que o edifício está flutuando no mar, assim como um barco, pássaro ou planta.

6. Casas Cubo

As Casas Cubo são construções que desafiam a lei da gravidade e, só de olhar, é provável que você tenha vertigem. O design ousado das casas foi projetado com o propósito de representar uma vila dentro de uma cidade e, na prática, serve para otimizar o espaço interno.

7. Holmenkollen Ski Jump

Localizado em Oslo, o edifício Holmenkollen Ski  Jump é uma referência da capital da Noruega. O ponto mais alto do salto de esqui tem 197 pés e, do topo, é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

A arquitetura é ousada e, além disso, o prédio funciona como um museu que guarda mais de 4.000 anos de história do esqui na Noruega e no mundo.

8. Complexo Habitat 67

O complexo de apartamentos residenciais é um clássico da arquitetura canadense. Para que a construção tivesse o efeito, 354 blocos de concreto pré-fabricados foram colocados em diferentes combinações. Como resultado, o Complexo Habitat 67 possui 12 andares de altura e 146 apartamentos de tamanhos e disposições diferentes.

9. Casa Curvada

Acredite: esta imagem não foi manipulada no Photoshop ou outro programa de edição! A casa curvada foi projetada assim mesmo, com uma estrutura que lembra as outras construções ao redor, porém com um efeito visual de estar derretendo. Localizado na Polônia, o prédio faz parte de um complexo comercial com três andares e 4.000 metros quadrados.

10. Pavilhão Olímpico Peixe Dourado

Por fim, a nossa lista de construções que desafiam as leis da física apresenta o Pavilhão Olímpico da Espanha. A gigante estrutura em forma de peixe dourado parece saltar para o oceano. Ao mesmo tempo, a construção chama a atenção pelo seu efeito brilhante.

Em conclusão, todas essas construções que desafiam as leis da física são a prova de que é possível fazer quase tudo com uma dose de talento e criatividade!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?